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Como funciona a prevenção de lesões?

Atualizado: 12 de set. de 2023

Entenda como funcionam os mecânismos de uma lesão e os elementos chaves na sua prevenção.

prevenção de lesões e dor no joelho

A prática de esportes e exercícios físicos é sempre encorajada por profissionais de diferentes áreas, tendo em vista seus benefícios na saúde física, mental e social. Porém a alta incidência de lesões, principalmente no ambito esportivo, é um tópico que gera grande preocupação entre os treinadores e pesquisadores, nos levando a buscar estratégias que reduzam ao máximo essas lesões, mantendo nossos atletas e alunos saudáveis e ativos.


Como ocorrem as lesões esportivas?


Do ponto de vista biomecânico, uma lesão ocorre quando a carga aplicada a uma estrutura é maior do que ela pode suportar, por exemplo, um lápis pode ser flexionado até um certo ponto, depois disso com certeza ele irá quebrar, porque não foi feito para suportar toda essa carga.

O problema é que as lesões são multifatoriais, uma descrição biomecânica sozinha pode não ser tão útil na elaboração de uma estratégia de prevenção, por isso quando analisamos a origem de uma lesão precisamos unir essa visão da biomecânica com a análise e o acompanhamento do que chamamos de "fatores de risco".

Oque são fatores de risco?


São todas as informações que vão além apenas de uma descrição do evento (momento da lesão), algumas dessas informações podem ser manipuladas pelo treinador e controladas para que possamos saber quando um aluno ou atleta está predisposto a desenvolver uma lesão, dentro ou fora do ambito esportivo.

Os fatores de risco são divididos em intrínsecos e extrínsecos, porém por motivos educacionais vou dividi-los em modificáveis e não modificáveis.


Fatores de risco não modificaveis: esses fatores não podem ser manipulados pelo treinador porém são importântes para saber dos riscos que o atleta corre ao praticar determinada atividade, são alguns deles:

  • Sexo: lesões no joelho são mais comuns em mulheres do que em homens.

  • Idade: todos os fatores associados ao envelhecimento ou amadurecimento.

  • Anatomia: sua estrutura óssea não pode ser modificada com o treinamento


Fatores de risco modificáveis: esses são os fatores que nós devemos controlar e acompanhar ao longo das sessões de treinamento, por exemplo:

  • Composição corporal: percentual de gordura, relação cintura-quadril e índice de massa corporal são fatores que podem ser modificados através do planejamento alimentar associado ao treinamento específico.

  • Saúde ortopédica: lesões prévias, instabilidade articular e doenças musculoesqueléticas podem ser tratadas e servem de base para a seleção dos exercícios no programa de treinamento.

  • Saúde geral: qualidade do sono, percepção do esforço e da recuperação e stress podem ser tratados e controlados através do acompanhamento psicológico e avaliações específicas durante as sessões de treinamento.

  • Performance física: vo2 máx, força muscular, mobilidade articular e flexibilidade são alguns dos parâmetros que podem ser medidos e melhorados ao longo das sessões de treinamento.


E a lesão por esforço repetitivo?


Lesões comuns como a tendinite geralmente estão associadas ao esforço repetitivo, seja do gesto esportivo, de exercícios na academia ou até mesmo de tarefas domesticas. Nesse caso o evento da lesão pode não ter relação direta com a lesão, afinal ela vem sendo "construida" ao longo de semanas ou até meses.


Para evitar esses tipos de lesões garanta que seu treino é planejado por um profissional capacitado e que as sessões são guiadas pelo mesmo, em alguns casos a lesão pode ser por movimentos inadequados e em outros pode ser por um planejamento incoerente com as capacidades do aluno, além de pouco ou nenhum acompanhamento das variáveis citadas acima.



O papel do Profissional de Educação Física na prevenção de lesões:


Nesse contexto, o profissional de educação física tem o dever de:

  • Avaliar: realizar avaliações regulares de composição corporal e performance física.

  • Prescrever: elaborar as sessões de treinamento de forma coerente com os dados obtidos nas avaliações.

  • Acompanhar: realizar questionários rápidos para acompanhar os fatores de risco, como qualidade do sono, percepção de dor, percepção de esforço e recuperação, stress e outros.

Nosso objetivo final sempre será alcançar o objetivo do aluno, porém o caminho nem sempre será o mesmo para todos.

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